A responsável pelo Portal da Construção Sustentável considera que as alterações à lei dos solos são "mais um prego no caixão do ordenamento do território" e não vão baixar o preço das casas.
No Relatório de Desenvolvimento Sustentável, Portugal ocupa o 16.º lugar entre 167 países no ranking de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Tudo o que já foi feito para tornar os edifícios em Portugal mais sustentáveis, é agora colocado em causa. Opinião de Aline Guerreiro.
No 1º inquérito sobre o “estado da arte” na habitação em Portugal, o Portal da Construção Sustentável conclui que rendimentos baixos e receio de perder a casa levam portugueses a viver em habitações sem condições.
O Portal da Construção Sustentável irá lançar o primeiro «Caderno de Encargos Livre de Petróleo», destinado a arquitetos e outros profissionais do sector da construção.
Para o Portal da Construção Sustentável o Aviso do Governo ao "Programa de Apoio a Condomínios Residenciais" para a eficiência energética, não se foca na sustentabilidade de uma forma global.
Segundo um inquérito aos portugueses, sobre o conforto térmico de suas casas, realizado pelo Portal da Construção Sustentável, a maioria dos inquiridos (89%) considera a sua casa desconfortável termicamente e apenas 11% diz habitar uma casa confortável.
Aline Guerreiro, responsável pelo Portal da Construção Sustentável, alerta que os financiamentos disponibilizados pelo Governo estão muito longe de resolver a pobreza energética em Portugal.
O Portal da Construção Sustentável marca presença no Archi Summit 22 onde irá irá distribuir o seu Guia de Ecoprodutos.
Até 30 de Novembro estão abertas as candidaturas à 2ª fase do programa de apoio a edifícios mais sustentáveis. O Fundo Ambiental vai atribuir apoio aos materiais de construção certificados pela norma ISO 14024.